Desde já, devemos ter a consciência de que não existe, deficientes físicos e sim portadores de deficiência física... pois pra quem não sabe deficiência lembra defeito e eles não são pessoas defeituosas, mas são pessoas especiais!
Embora eles tenham um excesso elevado de difculdades, não nos convém subjugalos por esses fatos... pois não é uma dificuldade a mais ou a menos que nos dará o direito de julgar algo ou alguém, e isso não os tornará defeituosos, acredito que defeito é uma palavra fora do conjugal para eles, sem contar que defeito é algo no qual cabe a nós querermos te-lo ou não, diferentemente de um portador de deficiência, não é escolha deles serem o que são; acredito que se pudessem ao menos "escolher", escolheriam ser pessoas normais e não portadores de um deficiência física.
Afinal ser portador de uma deficiência é algo que ninguém quer ser... não é fácil ser portador de uma deficiência; além de terem um alto nível de dificuldades, eles são criticados, repreendidos e vistos como coitados pela sociedade, sem contar que os direitos deles estão sendo denegrilos.
Enfim, alguns os olham com um olhar de hipocresia, como pobres coitados... mas diferente de muitos que lutam por bens materiais, eles lutam por algo que supera tudo e todos, o bem mais precioso, pela "vida". Enquanto muitos se acomodam com os problemas da vida eles não, se quer deve passar pela mente deles em se acomodar, pois eles lutam sem parar, são guerreiros e não pensam na derrota e sim na vitória, mas é isso que eles realmente merecem vitórias e vitórias. Todos são aqueles que os olham com o olhar de piedade, hipocresia; diferentemente de nós eles são guerreiros fiéis, pensar em desistir nunca... você que vê os portadores de deficiência física como pobre coitado, como alguém defeituoso, tenha a total consciência que eles não são o que pensamos ou falamos que eles são; e sim eles são o que são pessoas especiais, espelhos para a sociedade e para o mundo inteiro.
Parabéns portadores de deficiência física vocês são mais que vencedores, independentemente do que dizem e do que pensam vocês nunca desistem; jamais devem abrir mão de lutar e de gozar da vida.
(Thais de Oliveira Pereira)