domingo, 22 de agosto de 2010

A história triste de Bibi Aisha


Jovem afegã é mutilada
Ela tinha apenas 8 anos quando foi prometida em casamento, uma cerimônia destinada a resolver uma briga entre clãs num dos lugares mais primitivos do mundo, o montanhoso interior do Afeganistão. Quando ela completou 16 anos Bibi Aisha foi mandada para a família do marido. Esse nem se quer deu as caras... segundo ela, estava combatendo no Paquistão, como militante do Talisbã. Ele só apareceu no ano passado, ao saber que Bibi Aisha havia fugido, por conta dos maus-tratos que sofria nas mãos, do sogro e dos cunhados.
Seu marido e um de seus cunhados planejaram um terrível plano para segundo a ótica tribal que vinhesse resgatar a honra da família. Cortaram-lhe o nariz e as orelhas, tudo isso ocorreu com ela acordada, mas ao ser decepada ela desmaiou.
Aisha saiu na capa da revista time e depois embarcou para Califórnia, onde passará por um tratamento para reconstruir seu rosto, e recuperar sua beleza que transparece por trás das multilações .
Porém esse fato é só um alívio em relação a dor, o sofrimento e o constrangimento que ela sofreu !... pois acredito que o constrangimento pelo qual ela passou infelizmente ficará para sempre em sua memória.




Opinião dos alunos

Por outro lado (Feito por Larissa Marina e Caio)

Primeiramente, o que acontece nos dias de hoje? Eis a questão! Violência?, injustiça?, ou um pouco de tudo? Precisamos de mais paz ! Mas quem nos garante paz? A mídia?, aliás a mídia nos traz paz ou guerra?

Nossa opinião sobre a notícia que surgiu à respeito da jovem afegã, Bibi Aisha é a seguinte: Além de a jovem ser agredida fisicamente pelos familiares de seu noivo, foi usada como foco pelos americanos, para criticar os afegãos.

Enfim, em nenhum momento mostram preocupação com o que aconteceu com a afegã que foi agredida ou melhor "torturada" pelos seus familiares, a garota não só foi agredida, como também "desumanizada" por americanos e não só americanos como também muita gente.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Cultura traz a indignação (Feito por Gustavo, Ketheleen, Larissa Oliveira e Thais)

Inicialmente, pode-se dizer, que a cultura afeganistã é rígida trazendo junto a ela a indignação de muitas pessoas, fazendo com que a infância seja esquecida.

Aliás, podemos dizer que Bibi Aisha foi uma dessas vítimas sendo abusada, humilhada, constrangida, torturada... porém esses fatos ocorridos na vida dela jamais serão esquecidos porque vão ficar para sempre na memória dela, por causa da injusta cultura afeganistã.

Dessa forma acreditamos que a culpa de todos os acontecimentos que ocorreram nada mais é que da cultura injusta que se preocupam mais em defender a cultura do que com os sentimentos dos outros sem se preocupar com o constrangimento que essa cultura traz para as pessoas.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

(Feito por Alex Rocha, Jayne, Mirian, Ruth e Allan)

Primeiramente, foi um ato de crueldade, nada justifica tamanha violência com Bibi Aisha, acreditamos que foi errado promete-la sem seu consentimento, pois uma criança de 8 anos não sabe o que faz.

Além disso, suas famílias encontram-se em uma briga entre clãs, nas mãos do sogro e cunhados ela sofria muito, está difícil de controlar as atrocidades do nosso mundo, observamos que sua cultura é totalmente diferente da nossa, parecendo assim cruel, mas para eles é uma forma de castigo.

Enfim, sabemos que isso poderia ter sido evitado se seus pais tivessem pensado nas consequências tendo assim preservada a imagem da garota, pois está sendo usada como pretexto para que soldados americanos continuem na guerra, injustamente ela mal sabia o que estava acontecendo, talvez futuramente quando Bibi tiver reconstituído seus orgãos possa viver uma vida "normal".

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Isso é cultura? (Feito por Alex Mendes, Kennedy e Kleber)

Primeiramente, nós entendemos que a cultura afegã, é muito rígida a respeito das mulheres, e que são muito diferentes de outras culturas.

Aliás, nós entendemos que o que fizeram com uma garota chamada Bibi Aisha é uma crueldade com uma menina de 16 anos. Relata na revista que a menina foi prometida a casamento com 8 anos.

Enfim, concordamos que o que fizeram com a menina foi uma injustiça, não se deve fazer isso com ninguém é muita crueldade de ter tirado sua infância e o que mais sente é de ter perdido seu nariz e sua orelha e isso para nós não é cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário